MONITORIA EM BASES DE CINESIOTERAPIA: SOB A ÓTICA DO MONITOR

  • Autor
  • Ana Beatriz Lima dos Santos
  • Co-autores
  • Rinna Rocha Lopes
  • Resumo
  •  

    Introdução: A iniciação à docência no ensino superior configura-se como uma etapa

    fundamental na formação de discentes que almejam seguir carreira acadêmica. A monitoria, entendida como uma modalidade de ensino, potencializa a aprendizagem colaborativa e

    autorregulada dos estudantes universitários. Nesse cenário, a atuação como monitor em

    disciplinas de caráter prático, a exemplo da disciplina Bases de Cinesioterapia, representa

    uma oportunidade singular para o desenvolvimento de competências pedagógicas, técnicas e interpessoais. Diante disso, é evidente que a monitoria proporciona um espaço de troca de conhecimentos e experiências, benéfica não apenas aos alunos que recebem o suporte, mas também o monitor, que consolida seus aprendizados. Objetivo: Relatar e apresentar a

    experiência de atuação como monitor em Bases de Cinesioterapia, destacando os principais desafios enfrentados no início da atividade e as conquistas obtidas ao longo do programa. Metodologia: A monitoria foi realizada por um discente do curso de graduação em

    Fisioterapia, regularmente matriculado e selecionado por meio de edital interno decorrente do programa de monitoria e iniciação científica (PROMIC), vinculado à COOPEM e oferecido

    pela UNIFAMETRO localizada em Fortaleza, Ceará. A atividade ocorreu durante um semestre letivo, sob orientação docente no período de março de 2025 a maio de 2025. A disciplina integra o 4° semestre da grade do Curso de Fisioterapia que aborda métodos é técnicas de exercícios terapêuticos e adequação à traumato-ortopedia, neurologia e

    reumatologia, assim como, alongamento muscular, mobilização articular e de segmentos

    corporais, coordenação motora, equilíbrio, propriocepção e treino de deambulação. Diversas estratégias pedagógicas ativas foram implementadas com o objetivo de aprimorar as

    competências teóricas e práticas dos estudantes, bem como de facilitar a assimilação dos conteúdos ministrados. Entre essas estratégias, destacam-se: jogos interativos por meio da plataforma Kahoot!, testes simulados voltados à avaliação prática, além da construção de esquemas visuais, apresentações em slides e questionários com perguntas reflexivas. Os

    recursos foram desenvolvidos semanalmente, sempre em consonância com o plano de ensino da disciplina e o calendário das aulas, sendo disponibilizados aos discentes como material

    complementar para reforço dos estudos. Resultados parciais e Discussão: Inicialmente o desafio de planejar atividades que estimulassem o processo de aprendizagem do aluno foi

    difícil visto que era a primeira experiência da discente. Entretanto, após embasamento teórico, participação nas aulas junto com a docente, ideias foram surgindo e melhor autoconfiança no processo. Desde o início da monitoria, a expectativa principal era o de auxiliar os estudantes na elevação de seu desempenho na disciplina. A prática da monitoria também contribuiu para o desenvolvimento de habilidades pedagógicas e de comunicação, fundamentais para a

    formação profissional. Como aponta a literatura, "a monitoria acadêmica é uma prática

    didático-pedagógica capaz de estimular o interesse e a profissionalização da carreira docente, devendo ser incentivada pelas políticas públicas e institucionais com o objetivo de qualificar futuros médicos para que possam atuar como educadores em e na saúde". Assim, a

    experiência revelou-se enriquecedora tanto para os alunos acompanhados quanto para o

    próprio monitor, servindo como elo entre docentes e discentes, possibilitou a criação de um ambiente mais acessível e interativo para sanar dúvidas e reforçar conteúdos essenciais da disciplina. Ademais, a experiência proporcionou ao monitor o aprimoramento de

    competências como didática, empatia e segurança na condução de atividades práticas. Esse

    crescimento pessoal e profissional corrobora estudos anteriores que destacam os benefícios da monitoria também para o monitor, reforçando seu papel na formação acadêmica e na

    construção de habilidades pedagógicas. Considerações finais: Conclui-se que a vivência no programa de monitoria foi valiosa, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades, o

    aperfeiçoamento acadêmico e o reforço da escolha profissional, além de consolidar o interesse pela carreira docente. É evidente sua contribuição para o percurso acadêmico e profissional do estudante de fisioterapia, pois possibilita um entendimento mais profundo dos conteúdos

    abordados e motivar outros alunos da instituição.

  • Palavras-chave
  • Monitoria; Habilidades; Desafios e Bases de Cinesioterapia.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Ciências da Saúde
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II Jornada Científica do PROMIC 2025 é uma iniciativa promovida pela Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) da Unifametro, com o objetivo de fomentar a divulgação e o acompanhamento do progresso dos projetos desenvolvidos no âmbito do Programa de Monitoria e Iniciação Científica (PROMIC).

Este evento celebra a dedicação de alunos e professores na construção do conhecimento científico, proporcionando um espaço para o intercâmbio de ideias, a reflexão crítica e o incentivo à produção acadêmica de excelência. Por meio da apresentação de resultados parciais e finais das pesquisas, a Jornada busca não apenas estimular o aprendizado interdisciplinar e o pensamento inovador, mas também reforçar o compromisso da Unifametro com a formação integral de seus discentes.

Convidamos todos a explorar os anais deste evento, que representam um marco significativo na trajetória acadêmica e científica da instituição, evidenciando o papel transformador da pesquisa na construção de uma sociedade mais justa e sustentável.

Normas para Submissão de Resumos Simples

Os resumos a serem submetidos à II Jornada Científica do PROMIC 2025 devem ser elaborados e formatados de acordo com as seguintes diretrizes:

1. Estrutura do Resumo

Título

  • Fonte: Arial ou Times New Roman, tamanho 14.
  • Estilo: Negrito, caixa alta e centralizado.

Autores

  • Inserir o(s) nome(s) completo(s) (Exemplo: Maria de Sousa Silva).
  • Fonte: Arial ou Times New Roman, tamanho 12.
  • Estilo: Negrito e alinhado à direita.

Informações adicionais

  • Modalidade/Vinculação/Curso: Indicar a modalidade (ex.: Monitor Bolsista - Fisioterapia).
  • E-mail para contato: Inserir o e-mail do autor principal (exemplo: maria.silva@aluno.unifametro.edu.br).
  • Fonte: Arial ou Times New Roman, tamanho 10.
  • Alinhamento: À direita.

Classificações

  • Área Temática: Indicar a área correspondente.
  • Área de Conhecimento: Selecionar a área.
  • Modalidade: Escolher a modalidade adequada.

Corpo do Resumo

  • Estrutura do texto: Deve incluir as seguintes seções:
    • Introdução: Contextualizar o projeto, justificar as atividades e problematizar o tema.
    • Objetivo: Descrever o objetivo principal do trabalho.
    • Metodologia: Informar o tipo de estudo, período de realização, sujeitos envolvidos e materiais/processos utilizados.
    • Resultados parciais e Discussão: Apresentar os resultados alcançados até o momento ou descrever as experiências observadas.
    • Considerações finais: Sintetizar os resultados, contribuições e limitações do projeto.
  • Fonte: Arial ou Times New Roman, tamanho 12.
  • Espaçamento: Simples, justificado.

Palavras-chave

  • Inserir de 3 a 5 palavras-chave separadas por ponto final.
  • Fonte: Arial ou Times New Roman, tamanho 12.

Referências

  • Devem incluir apenas obras mencionadas no resumo.
  • Seguir as normas da ABNT para formatação de referências.

2. Formatação Geral

  • Extensão máxima: Até 300 palavras (excluindo título, autores, palavras-chave e referências).
  • Margens: Superior e inferior de 2,5 cm; esquerda e direita de 3 cm.
  • Formato: Documento em Word (.doc ou .docx).

3. Submissão

  • Os resumos deverão ser enviados através da plataforma oficial do evento, respeitando os prazos estipulados.
  • Resumos fora do padrão ou com formatação inadequada poderão ser devolvidos para ajustes ou rejeitados.

Essas normas visam padronizar os trabalhos apresentados, garantindo a qualidade e a organização dos anais da II Jornada Científica do PROMIC 2025.

  • Ciências da Saúde
  • Ciências Tecnológicas
  • Ciências Sociasi Aplicadas

Comissão Organizadora

Gabriella de Assis Wanderley
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho

Comissão Científica

Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho

 

A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail coopem@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.